4 Métricas de Vendas para sua empresa

O termo “métrica” é um termo muito comum quando falamos de planejamento e gestão. As métricas medem e quantificam os resultados da operação oferecendo o embasamento necessário para avaliação e revisão do trabalho em andamento.

Não tem jeito, a análise de métricas é parte integrante e uma das mais importantes fases de uma boa estratégia. Mas como escolher e analisar essas métricas de forma efetiva?

As melhores métricas, portanto, serão aquelas que ajudarão em uma avaliação pontual do andamento das metas da empresa, bem como nas decisões de gestão. 

A seguir falaremos sobre 4 métricas de vendas importantes para sua empresa acompanhar:

  1. Ticket médio

A palavra “ticket” se refere ao valor gasto em um compra.  Assim, o ticket médio pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma empresa divididas pelo número de vendas.

Já para avaliar o desempenho dos vendedores, é preciso calcular quanto cada um vende em média por negócio fechado. Ou seja, receita gerada pelo vendedor / número de negócios fechados. Assim, é possível identificar quais são mais eficientes individualmente ou estabelecer metas para a equipe de vendas.

  • Número de Leads

Em um funil de vendas, os leads são contatos com maior probabilidade de realizar compras que os primeiros prospectos.

Você até pode conseguir um número muito alto de visitantes em seu site, mas leads são aqueles que preenchem formulários de e-mail, assinam sua newsletter ou baixam materiais fornecidos no blog, por exemplo. Nesses casos, é possível calcular o número de leads totais e distribuí-los para o acompanhamento por sua equipe comercial.

  • Taxa de Conversão

A taxa de conversão é uma métrica essencial para qualquer negócio, pois mensura quantos leads se transformaram em verdadeiros clientes.

Após a distribuição dos leads pela equipe comercial, é possível calcular o percentual de conversão dividindo o número de negócios fechados pelo total de leads e multiplicando por 100.

  • Churn

O acompanhamento da taxa de Churn é essencial principalmente para empresas que oferecem assinaturas de serviços, uma vez que mede a porcentagem de consumidores que cancela suas assinaturas.

Para calculá-la, divida o número de consumidores que cancelaram o serviço pelo total de clientes.

Ao realizar acompanhamento das métricas, compare a taxa de Conversão com a taxa de Churn.  Se ambas taxas forem altas, você provavelmente possui uma falha no serviço que está oferecendo ou talvez no atendimento ao consumidor.

Com a ajuda da tecnologia, ficou bem mais fácil organizar e reunir todas as informações em uma mesma base de dados, possibilitando a comparação e a medição dos indicadores. Softwares de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), por exemplo, são grandes aliados no acompanhamento do funil de vendas. Então use esse recurso para aplicar as métricas de vendas e bons negócios!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui