A importância do fechamento contábil nas empresas.

Veja como as informações do fechamento contábil podem contribuir para uma gestão mais assertiva.

O fechamento mensal é um processo em que são apuradas todas as movimentações financeiras, contábeis, fiscais e trabalhistas que ocorreram dentro de uma empresa em um mês de exercício. Esse procedimento, além de ser obrigatório para algumas empresas, também é de extrema importância para a gestão do negócio.
Geralmente, o fechamento é realizado a cada mês, trimestre e ainda anualmente. O processo costuma ser um momento turbulento nos departamentos contábil e fiscal. Vamos falar agora sobre a importância do fechamento contábil.

Um dos processos que mais gera preocupação entre contabilistas e empreendedores é o fechamento contábil anual e das contas da empresa.  Este processo é importante para as empresas, pois através dele é possível identificar todas as operações realizadas no período, pagamentos e recebimentos, notas fiscais emitidas. Toda essa informação pode ser usada para planejamento estratégico da empresa.

Todo empreendedor sabe que tempo é um recurso caro, portanto, a adoção de tecnologias que tornem os processos internos mais rápidos sem comprometer a qualidade tornou-se fundamental.

Softwares desenvolvidos para essa área ajudam garantir o compliance das informações apresentadas ao fisco, a otimizar o dia a dia, aumentar a produtividade. Além de automatizar, auxiliam no desenvolvimento do fluxo de trabalho, integrando todos os dados gerados pelos diversos setores. Um software ERP pode contribuir também para geração dos relatórios contábeis, os relatórios geralmente podem ser customizados de acordo com a necessidade de cada empresa e até mesmo serem programados para geração automática dos relatórios e enviados para e-mail da pessoa responsável.

O fechamento fiscal e contábil utiliza informações de várias áreas da empresa, como comercial, compras, financeiro e outras. Muitas empresas ainda fazem a digitação de boa parte dessas informações. Com a tecnologia, é possível transformar esses processos manuais em atividades totalmente automatizadas que facilitam o seu dia a dia e de sua equipe.

Quer saber mais sobre sistemas para gestão contábil? Entre em contato para saber mais sobre software contábil e como ele pode contribuir na gestão da controladoria da sua empresa!

Compartilhe esse artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui