Como a Integração de Business Intelligence (BI) e ERP pode ajudar nos negócios?

Quais as vantagens em integrar o ERP e BI?

A tecnologia transformou a forma como as empresas trabalham e fazem negócio. Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) servem para padronizar informações e centralizá-las em um único banco de dados para que todos na empresa tenham acesso de forma ágil e prática. Assim, tarefas complexas e manuais podem ser realizadas em questão de minutos. Inteligência de negócios (Business Intelligence – BI) refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. O objetivo do BI é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados. Neste artigo vamos mostrar como o BI pode ajudar no seu negócio.

Quais as vantagens em integrar o ERP e BI?

Essas duas ferramentas podem se complementar para aprimorar os resultados obtidos. Dessa forma, enquanto a empresa utiliza o ERP para captar e organizar suas informações em um mesmo lugar, o BI pode ser utilizado para extrair desse conjunto de dados, o conhecimento buscado com maior rapidez. Mas como o BI pode ajudar no seu negócio?
A união dessas duas inovações tecnológicas permite que os gestores passem a basear suas tomadas de decisões em dados e relatórios. Há diversas outras vantagens dessa ligação, como a atualização constante das informações, permitindo assim que cada setor tenha uma visão geral sobre o que está acontecendo na empresa, além de ajudar no aumento da produtividade e eficiência nos processos.
Com o uso do BI integrado ao ERP os gestores têm respostas mais rápidas para tomadas de decisão. Dessa formar conseguem buscar por informações úteis para os negócios em tempo real, para prevenir situações e resolver problemas. As informações importantes da empresa circulam de forma efetiva entre toda a equipe interna. Assim, todos conseguem acompanhar de forma integral os processos e não apenas as partes desenvolvidas em seu setor, aumentando a eficiência.

A União das duas soluções traz também maior qualidade em investimentos. Por meio dos insights obtidos com o ERP e BI, é possível avaliar todas as áreas da empresa e detectar quais necessitam de melhorias ou de mais investimentos e aquelas que estão trazendo bons resultados para os negócios.

Como você pode perceber, o ERP e o BI são ferramentas que, quando trabalham juntas, podem potencializar seus recursos, trazendo maiores benefícios para a gestão da empresa. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

  

Compartilhe esse artigo

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei e me identifiquei com o conteúdo da divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Seria bom manter uma forma de contato para acompanhar novas informações.

    Sds.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze − catorze =